Publicado em 26/10/2018 por Biblioteca da PUSP-SC e do CIS-USP SC
Fonte: https://agencia.sc.usp.br/portal/inicio-das-atividades-do-uso-do-kit-de-robotica-para-o-ensino-de-matematica-e-fisica-na-biblioteca-da-pusp-sc

Neste mês, o Centro de Inclusão Social USP São Carlos (CIS-USP SC) deu início às atividades educacionais do uso de kit de robótica para o ensino de Matemática e Física.

As atividades estão ocorrendo às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, na Sala de Cursos da Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), o que consolida o projeto de trazer atividades de inclusão social desenvolvidas pelo CIS-USP SC para as dependências da Biblioteca da PUSP-SC.

O projeto visa fortalecer significativamente as atividades de ensino de matemática e de física do CIS-USP SC. No mês de maio, dois relevantes acontecimentos trouxeram um grande ânimo às equipes executoras dessas atividades: a) doação do kit educacional box robotslab (valor de R$ 28.800,00) pela empresa Anacom Eletrônica Ltda (São Caetano do Sul – SP).

A figura ao lado mostra o conteúdo do kit: quadricóptero (arduíno drone), tablet, braço mecânico, robô móvel e esfera robótica; b) disponibilização de bolsas de pré-iniciação científica aos alunos com bom desempenho no curso de matemática e física com recursos do INCT-SAC (Sistemas Autônomos Cooperativos) com sede no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A próxima foto mostra os orientadores das atividades educacionais do CIS-USP SC em recente encontro com o coordenador do INCT-InSAC para discutir o uso das bolsas de pré-IC.

Profa Edna Maura Zuffi (ICMC – USP); esquerda para direita: Prof. José Marcos Alves (EESC – USP), Herbert Alexandre João, (IFSC – USP), Prof. Carlos Goldenberg (EESC – USP), Prof. Marco Henrique Terra (EESC – USP, coordenador INCT InSAC), Prof. Maximiliam Luppe (EESC – USP)

Esse projeto caracteriza a consolidação de atividades educacionais do CIS-USP SC porque envolve diferentes unidades do Campus: um docente da EESC, um docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e um educador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Coordenador: Prof. Dr. Marco Henrique Terra (EESC – USP)
Monitor: Walter Tiago Bezerra Neto (Graduando em Engenharia Elétrica)

Público-alvo: alunos de Escolas Públicas Estaduais do Ensino Médio (1° e 2° anos)
Dias e horários do curso (2º Semestre/18): 4ª feira 14h – 16h