O LegRo (Legged Robotics Group), grupo de pesquisa do Laboratório de Robótica do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP-EESC-SEM), é referência nacional e internacional no desenvolvimento de tecnologias robóticas aplicadas a setores estratégicos da economia, como indústria, agronegócio, construção civil, mineração, saúde e segurança. Liderado pelo professor Thiago Boaventura, o grupo concentra-se em pesquisas com robôs terrestres, incluindo robôs quadrúpedes, uma tecnologia pioneira no Brasil.
O LegRo está envolvido em projetos inovadores, como o “Pilotos com Robôs de Solo em Plataformas e Refinarias”, que utiliza frotas de robôs terrestres inteligentes para inspeção e manutenção em plantas de óleo e gás. Esses robôs são capazes de navegar de forma autônoma em ambientes complexos, detectar não conformidades e viabilizar a manutenção preditiva, aumentando a segurança e a eficiência das operações.
O professor Thiago Boaventura, coordenador do Laboratório de Robótica, reforça o compromisso do grupo com a inovação: “Nosso objetivo é desenvolver soluções avançadas que otimizem processos industriais, ampliem a segurança operacional e impulsionem a produtividade no Brasil. A robótica tem um papel fundamental na modernização do setor produtivo.”
O LegRo segue explorando novas soluções tecnológicas, consolidando-se como referência em inovação e o único grupo do país a trabalhar com robôs quadrúpedes para aplicações avançadas. Esses avanços contribuem para a modernização da economia brasileira, tornando setores produtivos mais eficientes, sustentáveis e competitivos no cenário global. Além disso, o desenvolvimento de tecnologias nacionais fortalece a soberania tecnológica do Brasil, gerando novas oportunidades de negócios e empregos altamente qualificados.
projetos
Notícias

NRL e Petrobras iniciam projeto estratégico para gestão autônoma de robôs em plantas de óleo e gás
O Network of Robotics Labs (NRL), consórcio formado por renomadas universidades brasileiras, foi selecionado para liderar um projeto estratégico em parceria com a Petrobras. O objetivo é desenvolver um sistema composto por ferramentas de software para a gestão autônoma de diferentes robôs em plantas de produção de óleo e gás durante a realização de tarefas […]

Representantes da Boston Dynamics visitam USP – São Carlos para estreitar parcerias em robótica avançada
No dia 27 de fevereiro, o Laboratório de Robótica da USP São Carlos recebeu a visita de representantes da Boston Dynamics, líder global em robótica avançada. A comitiva, composta pela diretoria e pelo vice-presidente da empresa, veio com o objetivo de estreitar parcerias com o Centro de Robótica da USP (CRob) e a Volkswagen São […]
Artigos
2015
Semini, Claudio; Barasuol, Victor; Boaventura, Thiago; Frigerio, Marco; Focchi, Michele; Caldwell, Darwin G.; Buchli, Jonas
Towards versatile legged robots through active impedance control Journal Article
Em: The International Journal of Robotics Research, vol. 34, não 7, pp. 1003-1020, 2015.
@article{doi:10.1177/0278364915578839,
title = {Towards versatile legged robots through active impedance control},
author = {Claudio Semini and Victor Barasuol and Thiago Boaventura and Marco Frigerio and Michele Focchi and Darwin G. Caldwell and Jonas Buchli},
url = {https://doi.org/10.1177/0278364915578839},
doi = {10.1177/0278364915578839},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
journal = {The International Journal of Robotics Research},
volume = {34},
number = {7},
pages = {1003-1020},
abstract = {Robots with legs and arms have the potential to support humans in dangerous, dull or dirty tasks. A major motivation behind research on such robots is their potential versatility. However, these robots come at a high price in mechanical and control complexity. Hence, until they can demonstrate a clear advantage over their simpler counterparts, robots with arms and legs will not fulfill their true potential. In this paper, we discuss the opportunities for versatile robots that arise by actively controlling the mechanical impedance of joints and particularly legs. In contrast to passive elements such as springs, active impedance is achieved by torque-controlled joints allowing real-time adjustment of stiffness and damping. Adjustable stiffness and damping in real-time is a fundamental building block towards versatility. Experiments with our 80 kg hydraulic quadruped robot HyQ demonstrate that active impedance alone (i.e. no springs in the structure) can successfully emulate passively compliant elements during highly dynamic locomotion tasks (running, jumping and hopping); and that no springs are needed to protect the actuation system. Here we present results of a flying trot, also referred to as a running trot. To the best of the authors’ knowledge this is the first time a flying trot has been successfully implemented on a robot without passive elements such as springs. A critical discussion on the pros and cons of active impedance concludes the paper. This article is an extension of our previous work presented at the International Symposium on Robotics Research (ISRR) 2013.},
keywords = {},
pubstate = {published},
tppubtype = {article}
}