Aula EspecialAtividade em maio contou com a participação do Professor Thiago Boaventura, pai de aluna, que destacou a importância do contato com a tecnologia
As crianças da Turma das Histórias da Creche e Pré-Escola São Carlos/PUSP vivenciaram uma experiência de aprendizado ao receberem a visita do pai da aluna Eloá, o professor Thiago Boaventura, especialista em robótica da USP. Em maio, atendendo a um convite das professoras, Thiago propôs, junto com as crianças, a montagem de um inseto robô movido a energia solar. Desde o início da atividade, as crianças demonstraram curiosidade e interesse, atentas à presença do pai de uma colega e à perspectiva de construir algo novo.

Durante a montagem do robô, peça por peça, Thiago manteve um diálogo com as crianças, explicando o funcionamento de cada parte e conduzindo a atividade com clareza. As crianças acompanharam o processo com atenção, observando cada detalhe. Foi um momento de aprendizado, no qual puderam ver como a tecnologia se materializa em algo tangível, compreendendo que a construção de um robô é feita com planejamento, atenção e criatividade.
Ao final da montagem, o grupo se dirigiu ao quintal para colocar o robô ao sol e observar seu funcionamento. Ver o pequeno inseto robótico se movimentando com a energia solar trouxe alegria ao grupo. Além de brincar, as crianças passaram a procurar os pontos de maior incidência solar, testando o comportamento do robô em diferentes locais, o que reforçou o caráter investigativo e exploratório da atividade. Esse contato direto com conceitos como energia solar e montagem mecânica estimulou nas crianças o desejo de aprender mais.
Para o Professor Thiago Boaventura, a vivência foi importante: ” É relevante que as crianças tenham contato com a robótica e a energia solar desde cedo. Atividades como essa não só despertam a curiosidade e o raciocínio lógico, mas também mostram de forma concreta como a ciência e a tecnologia podem ser aplicadas para resolver problemas e inovar. Ver o robô funcionando com a energia do sol demonstra o quanto o aprendizado pode ser engajador. ” Esses contatos diretos com conceitos tecnológicos básicos reforçam o desejo das crianças por mais descobertas e aprendizados.
Comments are closed