INICIATIVAS SOCIAIS

Dentre uma infinita gama de projetos de iniciação científica, extensão e ensino, há aqueles que trabalham em prol de levar a robótica aos mais diversos setores da sociedade, divulgando a tecnologia, as ciências exatas e a engenharia. São eles:

IEEE RAS STUDENT CHAPTER

Capítulo estudantil de robótica e automação

O Capítulo Estudantil da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Ppaulo (EESC-USP) é uma organização vinculada à Sociedade de Robótica e Automação (RAS) e ao IEEE, cujo objetivo é promover a missão destes órgãos de maneira local. O Capítulo (RAS) busca disseminar os conhecimentos de robótica e áreas relacionadas, englobando inteligência artificial aplicada, interações entre humanos e robôs, e robôs na indústria. Nós desenvolvemos atividades como grupos de leitura sobre artigos e aplicações de robótica, mesas redondas, seminários e minicursos, buscando oferecer à comunidade um pouco da experiência de cada membro no ramo. Atualmente, o grupo é composto por alunos da graduação e da pós-graduação da EESC. Procuramos sempre buscar novas formas de impactar a comunidade e seus membros.

DISQUE ROBÓTICA

O Disque Robótica é um projeto de extensão direcionado ao público do ensino médio que tem por finalidade o oferecimento de palestras online e gratuitas para escolas de todo o Brasil, além disso, o projeto também faz parcerias com ONGs que atendem a jovens em situação de vulnerabilidade social, e busca oferecer mentorias e cursos. Abordando temas que vão desde as oportunidades e experiências do ambiente universitário até a forma como a robótica já é desenvolvida nesse meio. O projeto tem como principal objetivo mostrar um pouco do que é feito dentro da universidade e despertar o interesse nos jovens pelas áreas de robótica, engenharia e ciências exatas.

ROBOWEEKEND

O RoboWeekend é um evento online e gratuito que tem por finalidade promover a difusão de temas atuais e relevantes em robótica para a sociedade, através da participação de pessoas que são referência nos mundos acadêmico, empresarial e educacional. Os tópicos discutidos visam atender a diferentes públicos, como universitários, estudantes de ensino médio, educadores, entusiastas do mundo maker e qualquer interessado em robótica, contribuindo assim para a difusão científica à população em geral. Já aconteceram duas edições do evento, e o objetivo é expandir ainda mais a sua visibilidade, tornando-se um portal com diversos conteúdos e alcançando cada vez mais apaixonados pela robótica.

Principia - Robôs na Escola

O Principia é um grupo que busca criar metodologias e ferramentas para o ensino de robótica às crianças a partir de dez anos de idade. Visando o aprimoramento didático e a capacidade de replicação do conhecimento de robótica em escolas públicas periféricas. Tem como um de seus projetos o "Robôs na Escola", cujo objetivo é aliar a educação e robótica, voltado para inclusão tecnológica e social no contexto do mundo digital, para crianças da rede publica de ensino. O grupo é formado por alunos de graduação e pós-graduação assessorados de maneira técnica e pedagógica pelo Prof. Dr. Eduardo do Valle Simões.

ROBÓTICA SOCIAL PARA EDUCAÇÃO

O propósito deste projeto é ensinar robótica para alunos do ensino fundamental e médio que queiram competir na Olimpíada Brasileira de Robótica. As ferramentas utilizadas para as aulas são: Arduino, Pete e Lego.