Pesquisa: Realidade Virtual e Aumentada no Suporte a Operações Offshore

Data de publicação: 05/02/2025
Título da posição: Pós-graduação no Programa de Engenharia Mecânica (mestrado e doutorado)
Departamento: Departamento de Engenharia Aeronáutica, Escola de Engenharia de São Carlos, USP
Orientação: Prof. Dr. Glauco Caurin
E-mail: otic.jobs@usp.br
Site: https://ppg-sem.eesc.usp.br/procseletivo.html
Apresentação do programa de pós-graduação:
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) iniciou suas atividades em 1970, com o Mestrado, e em 1976, com o Doutorado. O programa recebeu, em 2022, o Conceito 7 da CAPES, sendo assim um dos 4 programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica no país com o conceito máximo. Com o objetivo de formar recursos humanos qualificados para atuar em pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia e Ciências Mecânicas, o programa vem formando em torno de 30 mestres e 18 doutores anualmente, já tendo formado mais de 700 mestres e 400 doutores. O programa possui 4 áreas de concentração: Aeronáutica; Dinâmica e Mecatrônica; Projeto, Materiais e Manufatura; Termociências e Mecânica dos Fluidos.
Visão geral da vaga:
O projeto trata do desenvolvimento de infraestrutura de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para suporte a planejamento, treinamento e assistência em campo de operações offshore.
O pós-graduando ira trabalhar na criação de arcabouço de construção rápida de cenários em realidade virtual; desenvolvimento de sistema de realidade aumentada integrado a equipamento de proteção individual; navegação e mapeamento simultâneos em realidade aumentada; desenvolvimento de sistemas de feedback táctil em controles de realidade virtual e tele-operação.
Qualificações:
Espera-se que o candidato tenha (1) bacharelado ou nível superior em engenharia mecânica ou área relacionada; (2) experiência anterior em projetos de pesquisa; e (3) fortes habilidades de comunicação (escrita e verbal). Experiência com ferramentas e software para realidade virtual e aumentada são preferenciais (embora não sejam obrigatórios).
Bolsas:
São oferecidas bolsas FAPESP e FUSP/Shell.
Processo para se candidatar:
Os candidatos interessados devem enviar uma carta de apresentação descrevendo brevemente os objetivos de carreira e o interesse nesta posição, juntamente com o currículo Lattes para otic.jobs@usp.br. As análises das inscrições começarão imediatamente e continuarão até que a posição seja preenchida.
Comments are closed