Publicado em 07/10/2014
Por Agência USP de Notícias

O MLKDD acontece na semana que antecede à Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, um conjunto de competições e eventos científicos nas áreas de robótica e sistemas inteligentes, que acontecerá na USP em São Carlos e na UFSCar, entre os dias 18 e 23 de outubro.

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, reunirá especialistas de diferentes partes do mundo – conhecidos como data scientists – para ministrar workshops sobre MLKDD, entre os dias 13 a 16 de outubro.

Em um mundo em que empresas e instituições dispõem de cada vez mais dados, a demanda é também cada vez maior por profissionais capazes de analisar esses dados e obter informações valiosas. Ensinar a arte de extrair essas informações é o principal objetivo da terceira edição da escola de aprendizado de máquina e descoberta de conhecimento em base de dados (em inglês, Machine Learning and Knowledge Discovery in Databases, ou simplesmente MLKDD).

Formar um data scientist é um grande desafio, já que esse profissional precisa mesclar conhecimentos que vêm de áreas como computação, tecnologia da informação, análise de dados, estatística, com doses elevadas de curiosidade, capacidade de relacionamento interpessoal e tino para negócios. Entre os pesquisadores internacionais que participarão do evento estão:

Dino Ienco, do Instituto Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia para o Meio Ambiente e a Agricultura (RSTEA), da França: falará sobre aprendizado ativo em fluxo contínuo de dados;

James Hodson, da Bloomberg, dos Estados Unidos: abordará a questão da representação do conhecimento, do raciocínio e das inferências na análise de dados sobre mercado, economia e comportamento humano;

Marko Grobelnik, do Jožef Stefan Institute, da Eslovênia: mostrará como está sendo a construção de um Observatório Global da Mídia;

Matthew Blaschko, do Ecole Centrale Paris, da França: falará sobre a previsão de saída estruturada em aprendizado de máquina e visão computacional;

Michael Witbrock, da empresa Cycorp, dos Estados Unidos: discorrerá sobre o Research Cyc e como essa tecnologia pode ser utilizada para representar conhecimento e realizar inferências.

O evento é financiado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA) e pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As inscrições para o MLKDD podem ser realizadas pelo site ou no local do evento. As taxas de inscrição variam de R$ 150,00 (estudantes ligados às instituições financiadoras do evento) a R$ 400,00 (pesquisadores não ligados às instituições).

O MLKDD acontece na semana que antecede à Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, um conjunto de competições e eventos científicos nas áreas de robótica e sistemas inteligentes, que acontecerá na USP em São Carlos e na UFSCar, entre os dias 18 e 23 de outubro.

Categories:

Tags:

Comments are closed